quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hoje é Dia do Beijo!!! Vamos Celebrar (Bejiar)!

Hoje no Dia do Beijo teremos várias postagens em homenagem a ele, o Beijo, especial e indispensável para alguns, não tão importante assim para outros, mas, a questão é homenageá-lo ele nesse dia.
Para começar vamos falar sobre a História do Beijo...


...Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2.500 a.c, nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.
Uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.
Era também um sinal de reverência, ao se beijar, por exemplo, o anel do Papa ou de membros da alta hierarquia da Igreja. No Brasil, D. João VI introduziu a cerimônia do beija-mão: em determinados dias o acesso ao Paço Imperial era liberado a todos que desejassem apresentar alguma reivindicação ao monarca. Em sinal de respeito, tanto os nobres, como as pessoas mais simples, até mesmo os escravos, beijavam-lhe a mão direita antes de fazer seu pedido. Esse hábito foi mantido por D. Pedro I e por D. Pedro II.


Mas... Como estamos aqui para falar do beijo mais popular de hoje em dia, o beijo na boca, vamos lá.
Íntimo e Prazeroso, o beijo ganhou diversas facetas e formas de expressão, quando assim acompanhou a mudança de hábitos da população, quando passaram de beijos pelo simples fato de beijar, à beijo pelo simples fato de conquistar... Conquistar padrão, status, conquistar números, que hoje são vulgarizados e banalizados se tratando de "Pegação".
Beijo retratado no cinema, literatura, música, videoclipes, novelas, na rua e na própria Arte, é desse tipo de beijo que aqui vamos tratar! o Beijo em forma de Arte,  beijo em forma de amor!




...So burn your poison on the comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário