quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Bedtime Story", uma análise sobre sua representatividade Imagética

"Bedtime Story": Madonna
Album: Bedtime Stories
Ano: 1994

Videoclipe da canção: "Bedtime Story":


Sem dúvida "Bedtime Story" é um dos clipes mais bem cuidados da carreira de Madonna. Cheio de inspirações surrealistas e religiosas, esse clipe é até hoje uma grande confusão ou um grande mistério para muitos fãs.
A letra da música foi escrita por Björk Guðmundsdóttir retrata uma sociedade que alerta sobre a manipulação de tudo ao seu redor, e através dessa mensagem, é explicado que as palavras estão perdendo o sentido, não funcionam mais, então a canção convida todos a ficarem inconscientes, viajar e deixar a lógica e a razão de lado.
Quando Madonna decidiu fazer o videoclipe dessa música ela explicou que queria passar a mesma impressão que muitas cenas de filmes, quadros famosos e não famosos quiseram passar, seria essa uma impressão imagética, sem palavras ou sons apenas o artista e o seu público.

O clipe, dirigido por Mark Romanek, tem duas características principais: é inspirado em diversas pinturas de artistas surrealistas femininas e é rico em simbologia, sobretudo cristã e islâmica. Sua ideia geral é de morte e vida, nascimento e renascimento através da arte, em especial a surrealista, que prega a criação através do inconsciente, a obra de arte como concretização visual dos sonhos, algo que não se pode expressar com palavras, abandonando a lógica e a razão. Como diz a letra da música

Para começar a análise do Videoclipe da canção "Bedtime Story", seleciono uma imagem que intriga quase todos que o assistem pela primeira vez, a imagem de um homem gordo sentado de costas:


A imgem acima tem como referência o quadro Naked man, back view(Homem nu, visto de costas, 1991-92), do artista plástico britânico Lucien Freud.
Freud não é surrealista como os demais inspiradores do vídeo, mas é neto de Sigmundo Freud, pai da psicanálise e mestre da interpretação dos sonhos. A rferência ao quadro, portanto, pode ser uma dica ao espectador, informando que o clipe é baseado em sonhos, em imagens do inconsciente, e precisa ser interpretado de uma maneira que fuja do óbvio.
"Naked man, back view", 1991-92  

O valor artístico e simbólico de "Bedtime Story" é reconhecido pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa), que adquiriu o vídeo e o mantêm em sua mostra permanente como status de obra de arte.

Referências Surrealistas:



Nessa cena do clipe, que mostra a luz da lua refletindo na água dentro de um poço, é inspirada nestas duas pinturas da artista plástica surrealista espanhola Remedios Varo: Nacer de nuevo (Renascer, 1960) e Reflejo lunar (Reflexo lunar, 1957):

Nacer de nuevo,1960
Reflejo lunar, 1957

Abaixo, outra imagem do vídeo que foi inspirada em uma obra de Remedios Varo, Creación de las aves (Criação das aves, 1958):


Creación de las aves, 1958


A influência de Remedios Varo é mais óbvia na cena abaixo, que replica o quadro Los amantes (Os amantes, 1963), como se vê em seguida:




Los amantes, 1963

Aqui, uma das cenas mais marcantes de Bedtime story, em que uma Madonna grávida dá à luz à vários pombos:



As inspirações para a cena foram, mais uma vez, Remedios Varo, com seu quadro Les feuilles mortes (As folhas mortas), de 1956. E também a pintura The giantess (A gigante, 1950), da artista plástica surrealista britânica Leonora Carrington. Respectivamente:

Les feuilles mortes, 1956


The giantess, 1950
A imagem de Madonna acolhida por uma caveira remete à pintura L’amitié (A amizade, 1958), de outra artista plástica surrealista, a argentina Leonor Fini, mais uma das principais fontes de inspiração de Bedtime story:


L’amitié, 1958
O imaginário de Leonor Fini também está presente na cena em que Madonna flutua por uma sala, diante dos olhares espantados de algumas crianças. A referência aqui é o quadro Vision roja (Visão vermelha, 1984):


Vision roja, 1984
Já a imagem abaixo tem como referência mais óbvia a pintura The ends of the Earth (Os fins da Terra, 1949), também de Leonor Fini:


The ends of the Earth, 1949
O cabelo da figurante foi inspirado nas personagens de Les jumeaux ingrats(Os gêmeos ingratos, 1982), outro quadro de Leonor Fini:


Les jumeaux ingrats, 1982
A cena em que Madonna tem um olho no lugar da boca, e bocas no lugar dos olhos, pode ter sido inspirada no quadro Diego y yo (Diego e eu, 1949), de Frida Khalo, a artista preferida de Madonna:


Diego y yo, 1949
Outra forte inspiração surrealista de Bedtime story é o filme Sayat Nova (URSS, 1968), do cineasta armênio Sergei Parajanov. A obra, sobre o poeta que lhe dá nome, é mais conhecida no Ocidente como The color of Pomegranates. É um filme surrealista, que pretende falar com a linguagem da alma, dos sonhos, do inconsciente. Dele saíram várias imagens que encontramos no clipe de Madonna, como o pé pisando um cacho de uvas sobre palavras escritas, ou a criança sendo coberta. Compare algumas imagens do clipe com as originais do filme:





O filme fala por simbolismos, alguns em comum com o videoclipe, como o peixe, a água, o livro aberto, a pomba branca. São símbolos cristãos primitivos, tão caros à Armênia, primeira nação a adotar o cristianismo como religião.

SIMBOLISMOS
Pomba branca: Na tradição cristã, o batismo é um renascimento, tema central deste clipe. Quando Jesus foi batizado por São João Batista, uma pomba branca desceu até ele. Para os católicos, o animal representa o Espírito Santo.

Peixe: Para Jung, é símbolo de um estado profundo de inconsciência, quando visto a nadar em um sonho. Para os cristãos, é um símbolo antigo de sua crença. Nos tempos da perseguição romana, os cristãos usavam o símbolo do peixe para se identificarem entre si como seguidores de Jesus, em segredo. Isso porque as iniciais em grego de “Jesus Cristo filho de Deus Salvador” formam a palavra “peixe”. Era uma forma de se dizer cristão sem precisar de palavras para isso, exatamente como Madonna faz neste clipe. Ao contrário de muitos de seus vídeos anteriores, Madonna não mostra nenhuma cruz emBedtime story; porém, este é seu vídeo com o maior número de símbolos cristãos. (Naquela época, 1995, ela ainda não era adepta da cabala, doutrina esotérica de origem judaica que dominaria seus videoclipes mais tarde.) Não é coincidência que, neste clipe, um peixe aparece nadando sobre um verso da música "Palavras são inúteis, especialmente frases":


a imagem acima, como Madonna já revelou, é inspirada na obra de Jenny Holzer, artista conceitual americana que projeta ou expõe frases em tamanho gigante em locais públicos. alguns de seus trabalhos:



Leonora Carrington, também foi inspiração para Madonna, ela teve o peixe como figura central em uma de suas obras, March Sunday, de 1990:
March Sunday, 1990
Uva: Para os cristãos, a uva simboliza a alegria de viver, a grande dádiva divina, e a fecundidade da fé cristã. E da uva, pisada por pés humanos na tradição antiga, vem o vinho, símbolo do sangue de Jesus.


Olho: Como símbolo cristão antigo, o olho representa ideias, conceitos e abstrações, tão caras ao surrealismo e a Bedtime story. É também a imagem da onisciência de Deus.


Anjo caído: Para os cristãos, anjos são elos entre Deus e o homem, mensageiros divinos. E anjos caídos, despojados de suas asas, são aqueles que foram banidos do Paraíso por terem se rebelado contra Deus. Lúcifer é o mais conhecido dos anjos caídos.


Ovo e criança: O ovo aparece em alguns momentos de Bedtime story. Para o cristianismo, é um símbolo da geração da vida, do nascimento e do renascimento. É o casulo onde está a origem da vida, e não por acaso a célula sexual feminina ganhou o nome de óvulo. Na Páscoa, o ovo representa a renovação da vida, assim como a criança.

O ovo é figura recorrente nas pinturas de Leonora Carrington, uma das grandes inspiradoras de Bedtime story. Abaixo, dois exemplos – Ab eo quod (1956), em que também aparecem o vinho e a uva, e Quería ser pájaro(Queria ser pássaro, (1960):
Ab eo quod, 1956
Quería ser pájaro, 1960

Girassol: Outro síbolo da Páscoa. Representa a busca da luz em Cristo. Assim como o girassol busca o Sol, os cristãos buscam em Jesus o caminho, a verdade e a vida.


Octograma: A estrela de oito pontas é, em algumas culturas, outro símbolo da criação e da fertilidade. Para os cristãos, simboliza regeneração. Por isso, muitas pias batismais têm base octogonal. Em uma cena do vídeo, uma criança aparece sentada sobre uma estrela de oito pontas:
o girassol e a criança aparecem mais uma vez na imagem acima.
Pavão: Nas cenas em que Madonna aparece grávida em Bedtime story, há um pavão de cada lado. No cristianismo primitivo, o pavão simboliza ressurreição e está relacionado à Páscoa. Para outros, o pavão também é símbolo de eternidade, devido à antiga crença de que sua carne não se deteriora após a morte. Porém, em outras tradições, o pavão também representa a vaidade, o Olho Que Tudo Vê e o anticristo.
Leonora Carrington, uma das inspiradoras de Bedtime story, deu sua contribuição para o clipe através do quadro, Peacock of Chen (Pavão de Chen, 1971):
Gravidez: Obviamente, é a vida em gestação, o milagre da vida, a iminência do nascimento de uma criança e do renascimento da mãe.

Água: Presente em todo o videoclipe, a água simboliza a origem, pois, como se diz, toda vida vem da água. O banho é um renascimento, e não por acaso a água é essencial para o batismo. Além disso, entrar na água também pode representar um mergulho no inconsciente para algumas culturas. Aqui cabe voltar à letra da música:
"And inside we’re all still wet" tradução: E por dentro ainda somos todos molhados

Rocha: Em algumas culturas, a rocha representa o ventre, o lugar onde a vida se origina. Na Bíblia, a rocha é constantemente citada como uma referência a Deus e a Cristo. No Antigo Testamento, ela representa  a força, a proteção, o refúgio e a salvação do povo por parte do Criador. No Novo Testamento, Cristo é a pedra fundamental de tudo, é a rocha de onde flui o espírito da vida.
Algas: O verde que brota por entre as pedras sob a água é a vida nascendo e se impondo. A alga é a fonte primária de oxigênio, essencial à vida. Uma determinada cena de Bedtime story reúne este e os dois símbolos acima: alga, pedra e água:


Livro: O livro, quando aberto, simboliza a revelação da verdade, a palavra de Deus.

Papoula: Simboliza sonolência espiritual e o sono da morte. Por isso, ela frequentemente aparece retratada em crucificações e mortes de santos. De sua flor se extrai o ópio, droga alucinógena. E do ópio se faz a morfina, droga que alivia as dores insuportáveis, mas que também pode causar alucinações e levar à morte.

Círculo: Outro símbolo de eternidade, por não ter começo nem fim.
Esqueleto: Símbolo universal da morte. No cristianismo, o crânio posto ao pé da cruz traz a mensagem de que todos morrem, mas podem continuar vivendo em Cristo.

Poço: É a fonte da água, da vida. Representa o ventre, lugar de nascimento e renascimento. É também uma lembrança de Jesus, a fonte da água da vida, como ele se referiu a si ao pedir água a uma mulher que estava diante de um poço. Uma certa cena de Bedtime story sugere que Madonna está dentro de um poço, observada por um homem que se encontra na superfície.

Lua e estrela: Também há símbolos islâmicos em Bedtime story. A lua ao lado de uma estrela é o mais conhecido símbolo do Islã. Mas é também uma representação do poder para transportar através do cosmo.



Derviches: São integrantes de uma seita islâmica cuja dança em rodopios contínuos culmina com um transe hipnótico, num ritual de entrega cujo objetivo é o êxtase. Em geral, eles defendem a mente aberta e a arte. Usam uma camisa branca (que representa uma mortalha) com um casaco por cima. Tirar o casaco durante o ritual é nascer para a verdade. Dançam em torno do próprio eixo para se sentirem no olho de um furacão, o lugar sossegado em meio à tormenta, e assim se conectam com Deus, que está dentro de todos.

Escrita árabe: Bedtime story mostra palavras em árabe escritas no chão. São a tradução dos versos finais da canção:

Original: "And all that you’ve ever learned, try to forget, I’ll never explain again"
Tradução: "E tudo que você aprendeu até hoje, tente esquecer Jamais explicarei novamente"

Quando Madonna canta na música "How could they explain how I feel" , realmente entende-se que é necessário mais que palavras para analisar o Videoclipe da Música.




...So burn your poison on the comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário