domingo, 5 de junho de 2011

5 de Junho: Dia Internacional da Comunicação Social

Geralmente esse dia que é tão importante para a sociedade, trás de alguma forma um envolvimento religioso nas comemorações, resolvi fazer algo diferente e desvincular Comunicação Social de Religião, sem atacar nenhuma religião, pois claro, que como parte da sociedade essa também utiliza da comunicação para o seu público. Resolvi trazer um pouco do que é Comunicação Social sem fazer referências religiosas.

Como estudante de Comunicação Social-Jornalismo fiz uma pequena pesquisa sobre a história a aplicabilidade da Comunicação Social e as atuais Redes Sociais como fator primordial para o desenvolvimento de uma sociedade.


Definição:
é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. Quando ocorre nos meios de Comunicação de Massa como o Jornal, a Televisão, o Rádio, o Cinema e a Internet, a Comunicação Social se expande de maneira ágil e prática. Com tantas aplicações torna-se essencial para a sobrevivência humana

História do estudo da Comunicação:
Antes de Tudo num estudo da história da Comunicação, deve-se levar em conta todo o processo de evolução humana e os contextos históricos de cada período da humanidade, como por exemplo: comunicação corporal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação digital. Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas. A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico distinto em meados do século XX. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área. A Comunicação tem vindo a evoluir constantemente, devido às novas tecnologias e ao uso de redes sociais, o que é interessante, porque se pode comentar e debater com os outros.

Componentes da Comunicação Humana:
Para obter bons resultados com a comunicação direta e indireta, o emissor tem o dever de conhecer seu recpetor e assim ser eficaz em sua emissão da mensagem, isso deve ser feito para evitar falhas na comunicação. Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a Comunicação pode ser comunicação verbal, não-verbal e mediada.

A escrita é uma forma de comunicação utilizada desde há milhares de anos.
Dinamismo na Comunicação:
A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das actividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento, A comunicação é uma evolução que não pára e está em constante movimento.
Essa evolução na área de comunicação é parte integrante da própria evolução do homem e da sociedade, mesmo porque é sabido que a comunicação está diretamente ligado aos sentidos humanos. Então basta dizer que hoje é impossível o homem deixar seus sentidos de lado simplesmente ignorando-os e deixando de comunicar-se, ou seja, é impossível o homem viver isolado a margem da sociedade. Na verdade as pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos.

A Mídia no centro da Comunicação Social:
Meios de comunicação social são todas as tecnologias de media, incluindo a internet, a televisão, os jornais e a rádio, que são usados para comunicação de massa.
O avanço da tecnologia permitiu a reprodução em grande quantidade de materiais informativos a baixo custo. As tecnologias de reprodução física, como a imprensa, a gravação de discos de música e a reprodução de filmes seguiram a reprodução de livros, jornais e filmes a baixo preço para um amplo público. Pela primeira vez, a televisão e a rádio permitiram a reprodução eletrônica de informações.
Se, inicialmente, o termo "meios de comunicação de massa" se referia basicamente a jornais, rádio e televisões, no final do século XX a internet também entrou fortemente no setor. Para alguns, também os telefones celulares já podem ser considerados uma mídia.


A Internet, que ao mesmo tempo propicia a democratização da informação, dá possibilidade a que se propaguem ações de xenofobia,racismo, homofobia, crimes sexuais contra crianças e etc. 
Discutir o direito à comunicação na sociedade da informação é ainda um grande desafio quando se pensa que as organizações da sociedade civil vêem as questões de comunicação e de informação apenas como técnicas e não como questões político-estratégicas.

A Importância da Comunicação Social na Sociedade é crucial para o seu desenvolvimento, e por isso foi criado esse dia em homenagem à ela e aos profissionais da área que podem ser habilitadas nas seguintes especialidades como: Publicidade & Propaganda, Rádio & Televisão, Relações públicas, Cinema & Vídeo, Jornalismo e Sociologia. 
À todos da área, Parabéns pelo dia em comemoração à nossa Comunicação Social!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário