quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Receita da Semana [18]: Hamburguer

Sexto episódio – Hamburguer

Hoje o programa é internacional – um hamburguer, aliás 2 receitas de hamburguer do amigo americano do Eriba, Fletcher. Um de carne com recheio de queijo (conhecido por “Juicy Lucy”) e outro vegetariano (de feijão). A segunda receita tem a vantagem de poder reaproveitar sobras de alimentos (feijão e arroz).
A história do hamburguer começou no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos. Marinheiros alemães conheceram a receita – porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram então a ideia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã. No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hamburguer é um ícone da culinária americana. Abaixo a lista do Fletcher e a receita detalhada do feijão e dos hamburgueres.

Lista do Fletcher

Ingredientes:Batata inglesa, Feijão preto, carne moída (patinho), temperos diversos (orégano, pimenta do reino, etc.), óleo de soja, cenora, cebola, ovos, pão amanhecido (pão dormido)

Receita de feijão (para preparar o hamburguer vegetariano)

Ingredientes:
250g de feijão (preto, carioquinha, rajadinho, etc.)
2 colheres (sopa) de óleo (soja, canola, milho, etc.)
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de legumes (opcional)
3 colheres (sopa) de salsinha picadinha (ou coentro)
1 colher (café) de orégano
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo:

No dia anterior deixe o feijão de molho numa vasilha com água (de 8 a 12 horas) – isso vai reduzir o tempo de cozimento e melhorar o sabor e valor nutricional do feijão. Escorra e coloque na panela de pressão, cubra com água até 1 dedo acima do feijão e cozinhe por 10 minutos (conte o tempo depois que pegar a pressão).

Deixe soltar a pressão. Numa panela, aqueça o óleo, e doure o alho e a cebola. Junte o feijão cozido com o caldo, se for preciso junte mais água. Adicione o tablete de caldo, o louro, a salsinha, o orégano, a pimenta-do-reino e acerte o sal, misturando bem. Deixe ferver por uns 10 minutos com panela semi-tampada. Quando o caldo tiver reduzido, esmague uns grãos do feijão na própria panela. O caldo vai ficar mais grosso. Acrescente mais salsinha e sirva.

Hamburguer Juicy Lucy

Ingredientes:500gr de carne moída (patinho), 2 cenouras, 1 cebola, 2 dentes de alho, óleo de soja, 1 ovo, migalhas de pão adormecido (1 xícara) ou farinha de rosca (1/2 xícara), queijo (prato, cheddar ou mozarela), 1 colher de sopa água, orégano, pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparo:Descasque e corte a cenoura em pedacinhos, pique a cebola e o alho.
refogue eles em um pouco de óleo com uma pitada de sal até a cebola suar. Ponha orégano e pimenta do reino. Cozinhe por uns 10 minutos, se necessário acrescente um pouquinho de água. enquanto cozinha tempere a carne com tomate, orégano, alho e pimenta do reino e reserve.
Misture a carne com os legumes, o ovo, o pão e um pouquinho de água, misture tudo com as mãos e comece modelar, coloque pedaços de queijo no centro e ponha outra parte em cima. Aperte as bordas pro queijo não escapar quando tiver cozinhando.

Hamburguer de feijão Preto (vegetariano)

Ingredientes:Feijão preto cozido (2 xícaras), arroz cozido (meia xícara), 1 ovo, pão dormido (1 xícara), temperos (pimenta do reino, orégano, sal)


Modo de preparo:Misture os ingredientes com o feijão amassado e modele os hamburgueres. frite em óleo quente ou asse no forno médio.


Para conhecer o trabalho de Eriba na cozinha, acesse: EribaNaCozinha
Curta a página oficial do EribaNaCozinha no Facebook: EribaNaCozinha


Siga o Poison Express no Twitter:
 @PoisonExpress
Curta a nossa página oficial no Facebook: PoisonExpress no Facebook
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário