quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Receita da Semana [19]: Moqueca Baiana

Sétimo episódio – Moqueca Baiana

Tradicional item da culinária brasileira, a moqueca é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. De origem indígena, é originalmente feita numa grelha de varas ou ainda apenas em folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém). Pouco tempo depois, a moqueca se transformou e passou a ser refogada numa panela de barro. A baiana é a mais conhecida, que  foi levada para o estado do Espírito Santo por imigrantes do Piauí que passavam pela Bahia – e virou a moqueca capixaba, sem o dendê e o leite de coco. Hoje você vai aprender a fazer a versão baiana.


Ingredientes (3 porções):
1kg de peixe em postas (garoupa, dourado, cação, robalo ou corvina)
3 tomates cortados em rodelas
2 cebolas cortados em rodelas
2 pimentões (verde, vermelho ou amarelo) cortados em rodelas
2 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça
Suco de 1 limão
1 xícara de água
1/2 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de azeite de dendê
200ml de leite de coco
1 tablete de caldo de legumes, peixe ou camarão
Salsinha ou coentro
Pimenta do reino
Sal a gosto

Modo de preparo:

-Tempere as postas de peixe com um pouco de sal, suco do limão e pimenta do reino. Deixe marinando por uns 15 minutos.
-Em uma frigideira, adicione a metade do azeite de oliva (1/4 de xícara), o alho e doure as postas do peixe dos dois lados.  Vá retirando e reservando num prato.
-Numa panela de barro ou caçarola, coloque um fio de azeite de dendê e vá alternado camadas de cebola, pimentão, tomate e por cima as postas de peixe. Ponha a pimenta bem picadinha e o tablete de caldo esmigalhado por cima do peixe. Alterne com outra camada de cebola, tomate e pimentão. Ponha a água, metade do leite de coco, a metade do dendê, o resto do azeite de oliva. Tampe e cozinhe em fogo alto por uns 10 minutos.
-Destampe a panela, prove o peixe, ajuste o sal e coloque o restante do leite de coco e do dendê, o coentro ou salsinha tampe a panela deixe mais uns 3 a 5 minutos com o fogo desligado e sirva bem quente.

Dicas: Se quiser fazer o pirão, coloque o dobro de água (2 xícaras) e mais um pouquinho de sal. Quando cozinhar e antes de colocar o resto do dendê e leite de coco, retire com cuidado quase todo o caldo e leve ao fogo numa panela. Vá polvilhando farinha de mandioca e ao mesmo tempo mexendo pra não empelotar (não coloque muita farinha, o pirão vai engrossado), cozinhe até ficar na consistência desejada (mais molinho ou mais consistente) e sirva imediatamente com a moqueca.



Para conhecer o trabalho de Eriba na cozinha, acesse: EribaNaCozinha
Curta a página oficial do EribaNaCozinha no Facebook: EribaNaCozinha


Siga o Poison Express no Twitter:
 @PoisonExpress
Curta a nossa página oficial no Facebook: PoisonExpress no Facebook
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário