quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Receita da Semana [21]: Apple Pie (torta de maçã)

Apple Pie (torta de maçã)



Depois de ver uma pintura de maçã no facebook, postada por minha amiga Denise Melo, fiquei tentado a fazer também uma homenagem à Steve Jobs (cofundador e presidente da Apple) que morreu dia 05 de outubro de 2011. Promessa feita e cumprida, aliás a torta não durou muito, Denise me fez levá-la pros meus amigos da Miração Filmes, colocaram até um nome na torta. Jobs foi esquecido depois que a faca partiu o primeiro pedaço e rapidinho se foi ainda quentinha pros estômagos dos vivos. Me inspirei numa torta que fizeram com raio laser num site muito doido chamado evilmadscientist.com. Fiz minha versão com faca e habilidades manuais.
Ingredientes:
Massa: 400g de farinha de trigo, 200 gramas de manteiga, 2 ovos, 5 colheres de sopa de água gelada, 1 colher de café de sal (só se a manteiga for sem sal) e 1/2 xícara de açúcar.

Recheio: 5 maçãs (3 verdes e 2 vermelhas), 2 colheres de sopa de trigo, 1 xícara de açúcar demerara (ou branco mesmo), 1 colher de sopa de canela em pó, 1 limão
Modo de preparo:
1. Peneire a farinha de trigo (melhora a crocancia da massa), adicione a manteiga cortada em cubinhos e amasse com os dedos até formar uma farofa.
2. Adicione os ovos levemente batidos e misture adicionando a água aos poucos até dar o ponto de massa macia.
3. Amasse um pouco e faça uma bola, enrole com filme plástico e leve à geladeira pra massa descansar por no mínimo 30 minutos (isso vai facilitar na hora de estirar a massa com o rolo).
4. Enquanto isso faça o recheio. Descasque as maçãs, retire o miolo, corte em quatro cada uma depois em fatias mais finas.
5. Raspe a casca do limão e esprema o suco dele. Adicione às maçãs o suco, as raspas do limão, o açúcar, a canela e o trigo, reserve.
6. Depois de passado 30 minutos na geladeira, divida a massa em dois pedaços, abra um deles com ajuda de um rolo (eu coloquei em cima de um plástico pra facilitar na hora de por na forma) e coloque sobre a forma, ajeite os lados pra ficar bemacomodada na forma.
7. Coloque o recheio sobre a massa e por cima a outra metade da massa também esticada. Com os dedos faça a junção das bordas das duas massas e dê uns cortes em cima pra quando estiver cozinhando no forno  vapor sair. Pode decorar com bolinhas feitas com o excedente da massa. Fique a vontade.
8. Pincele a massa com uma gema misturada com um pouquinho de água (isso é opcional mas deixa a torta bem douradinha). Asse num forno pré aquecido até dourar (uns 30 a 40 minutos). Sirva quente ou fria.

Tá Okay... Vai me dizer que não ficou morrendo de vontade? Eu já fui fazer a minha!


Essa Postagem é Dedicada a Steve Jobs, criador do império tecnológico Apple, Nascido em São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 e sua morte em Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011.

Para conhecer o trabalho de Eriba na cozinha, acesse: EribaNaCozinha
Curta a página oficial do EribaNaCozinha no Facebook: EribaNaCozinha


Siga o Poison Express no Twitter:
 @PoisonExpress
Curta a nossa página oficial no Facebook: PoisonExpress no Facebook
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário