quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Receita da Semana [22]: Lasagna (lasanha) de legumes

Lasagna (lasanha) de legumes


A palavra lasanha provém da grega “lasanon” que significa pote de quarto. Os romanos usaram depois o termo como “lasanum” para significar pote de cozinhar e os italianos usaram a palavra para definir o prato onde era feita a Lasanha. Apesar de ser um prato típico italiano tem-se evidências de que há um prato muito similar na França conhecido como “loseyns” (lê-se lasan). A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, e não tinha os tomates que ainda não tinham sido descobertos pelos europeus.

Existem várias versões com queijos diversos, espinafre e a tradicional bolonhesa. Nessa receita você pode usar um só legume ou um mix deles (abobrinha, cenoura, beringela, etc.)

Ingredientes (pra 3 pessoas):
200g de massa de lasanha (eu usei o tipo não precisa cozinhar antes)
200g de queijo mussarela (pode também usar uma ricota misturada com um pouco de parmesão)
300g de legumes em cubinhos (usei aqui beringela, alho porró, cenoura, abóbora)
500ml de molho de tomate
500ml de molho branco (bechamel) Pode usar só um molho também
2 a 3 colheres de queijo parmesão

Modo de preparo:
1. Cozinhe no vapor ou na água fervente os legumes, lembrando que alguns cozinham mais rápido que outros e  não deixando cozinhar demais, devem ficar al dente. O alho porró e a beringela foram refogados por 5 minutos com um fio de azeite. Misture tudo e reserve.
2. Unte com azeite um refratário e adicione molho de tomate, por cima coloque uma camada de massa e mais molho de tomate. Coloque uma camada de legumes, molho branco e outra camada de massa.
3. Coloque outra camada de molho vermelho, depois uma de queijo e vá alternando as camadas assim até terminar a massa. Finalize com o molho branco e polvilhe o queijo parmesão em cima.
4. Cubra com um papel alumínio e leve ao forno médio aquecido (180 graus) por uns 12 minutos, tire o papel alumínio e deixe mais uns 5 minutos pra gratinar bem.
Dicas: A massa deve estar sempre em contato com o molho porque vai cozinhar nele, e se usar o microondas deve cobrir com filme plástico e deixar em potência máxima por 5 minutos, tirar o filme e só aí colocar o queijo ralado e deixa uns 5 minutos com o forno desligado. Se você usar o molho quente facilita no cozimento da massa.


Para conhecer o trabalho de Eriba na cozinha, acesse: EribaNaCozinha
Curta a página oficial do EribaNaCozinha no Facebook: EribaNaCozinha


Siga o Poison Express no Twitter:
 @PoisonExpress
Curta a nossa página oficial no Facebook: PoisonExpress no Facebook
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário