quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Receita da Semana [26]: Curry Vegetariano do Eriba

Curry Vegetariano do Eriba



Essa receita é uma adaptação de um curry (também chamado caril) de batatas e ervilhas. Você pode usar qualquer legume ou um mix deles. E além do curry já vendido pronto, é legal incrementar com mais outras especiarias (cominho, gengibre, açafrão, etc.). E para acompanhar, faça um arroz branco ou integral e uns pãezinhos chatos tipo: pita, árabe ou chapati (clique aqui pra ver receita de tortilla).

A palavra “Curry” é um termo adaptado para o inglês, pode ter vindo da palavra tamil kari, que significa molho com especiarias. Mas na Grã-Bretanha o termo foi generalizado para qualquer prato indiano. Na Índia o termo curry não é muito utilizado, os britânicos criaram para descrever uma variedade de ensopados e sopas que são milhares na Índia – todos contém uma variedade básica de ingredientes como o açafrão, alho, gengibre, pimenta, cominho, óleo e cebolas. O pó de curry pronto pode ter sido uma invenção britânica, mas hoje em dia muitas donas de casa indianas utilizam ele para temperar seus pratos e para acelerar o tempo de cozimento. Na Índia, cada família prepara sua própria mistura de especiarias (massala).


Ingredientes (4 porções):
-1 kg de legumes variados (batata inglesa, batata doce, cenoura, abóbora)
-200g de ervilha fresca congelada
-1 cebola grande
-1 colher de chá de cada (semente de mostarda, curry, cominho moído, gengibre em pó, açafrão)
-2 colheres de sopa de ghee (manteiga de garrafa) ou óleo vegetal
-2 dentes de alho
-1 a 3 pimentas
-1 punhado de coentro (ou salsinha)
-sal


Modo de preparo:
1. Corte os legumes em pedaços pequenos, a cebola em rodelas e pique os dentes de alho e as pimentas. Reserve. Em uma panela coloque as sementes de mostarda e leve ao fogo até elas começarem a estourar com o calor.
2. Coloque uma colher de manteiga ou óleo e refogue as cebolas. Adicione os temperos, os legumes e o sal. Misture e cozinhe em fogo médio até os legumes ficarem macios. Vá adicionando colheradas de água aos poucos e mexendo, para os legumes não secarem nem grudarem no fundo da panela.
3. Coloque as ervilhas e deixe mais uns 4 minutos (se forem congeladas). Desligue o fogo, coloque uma colher de manteiga, o coentro e misture, e deixe a panela tampada por 1 minuto. Sirva com arroz branco e pão indiano (chapati).


Para conhecer o trabalho de Eriba na cozinha, acesse: EribaNaCozinha
Curta a página oficial do EribaNaCozinha no Facebook: EribaNaCozinha


Siga o Poison Express no Twitter:
 @PoisonExpress
Curta a nossa página oficial no Facebook: PoisonExpress no Facebook
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário