terça-feira, 12 de abril de 2011

"Recife! Nosso Centro" - Os dois lados da mesma Moeda.

Foto: Diogo Menezes


Agentes da Diretoria de Controle Urbano do Recife (DIRCON) iniciam uma operação chamada "Recife! Nosso Centro", que prevê a revitalização do centro comercial do recife. A retirada das barracas e ambulantes ilegais ou não recadastrados na Prefeitura do Recife (PCR) é semelhante à realizada no entorno do Hospital da Restauração (HR) onde tem em projeto também a retirada dos comerciantes para revitalização e melhoria do comercio dos mesmos, para que possam dispor de uma estrutura adequada para melhor atendimento ao publico.
Logo após Manifestantes interditarem trecho da Avenida Conde da Boa Vista na manha do dia 14 de Fevereiro, ambulantes Decidem por continuarem trabalhando em contraposição à PCR e a DIRCON, na Avenida Dantas Barreto o Prazo de 48 horas para desocupação ilegal dos barracos e camelódromo foi ignorado pelos comerciantes e da mesma maneira mantiveram-se trabalhando.

“Cadê a DIRCON na Avenida Conde da Boa Vista, pois as lanchonetes informais que foram retiradas da Rua Sete de Setembro, nos domingos à noite estão Invadindo a avenida, forçando os Pedestres a andarem pela rua.” Reclama a aposentada Lília, 64 anos, quando passava pela avenida no momento em que ambulantes retornavam as ruas de forma desordenada. 
Foto: Diogo Menezes


Antes da operação, 137 comerciantes atuavam na localidade, depois da "limpeza" efetuada na rua, 66 pessoas ficaram desempregadas. O primeiro dia após o longo período de negociações foi pacífico, mas alguns ambulantes que não conseguiram o cadastro ainda estão revoltados.
Os ambulantes ouvidos pela Rádio Jornal afirmam que não receberam nenhum aviso prévio da Prefeitura e também exibiam autorizações de funcionamento emitidas em 2008. Enquanto os ambulantes que conseguiram ser recadastrados dizem não estar 100% satisfeitos com a atitude da PCR.

As opiniões da população variam em relação aos projetos da PCR:
“Os projetos de revitalização do centro do Recife, deveria dar-se de maneira mais ordenada e melhor planejada, seguindo de rua em rua, de área em área, para que a obra seja mais eficaz em seu prazo de entrega, e melhor satisfação dos ambulantes que tornam ao seu trabalho rotineiro e à população que tem suas ruas revitalizadas e entregues sem maiores transtornos.” Diz Ricardo Oliveira, publicitário, 27 anos.
“O Papel da DIRCON é importante em vários quesitos relacionados à organização da cidade, como limpeza, combate a poluição sonora, e combate a irregularidades em diversos setores, porem são falhos em relação ao combate aos ambulantes ilegais, já que determinam à limpeza e regularização deles e os mesmos acabam voltando ao seu local ocupação anterior, dois ou três dias depois, prejudicando assim as obras da DIRCON e obstruem a fachada das lojas já que não têm local fixo” Comenta Maria de Alcântara, Consultora de vendas, 37 anos.
“A DIRCON e a PCR poderiam ceder espaços p os regulamentados ficaram, como o camelódrômo da Avenida Dantas Barreto que hoje se encontra metade ativada e metade em estado de abandono, com obras de revitalização poderia haver uma saída lógica p ambas as partes.” afirma José Marins, aposentado, 65 anos.

Nas vésperas da entrega do centro de comedoria do HR, a DICRON continua a agir no entorno do hospital para que se mantenha ordenado o comercio e limpeza na área. Assim como vêm agindo em relação à poluição sonora nos arredores das faculdades Maurício de Nassau, no bairro do Derby, UNICAP, no bairro da Boa Vista, e centros educacionais próximos a locais de grande circulação comercial e residencial.
A DIRCON prevê que essa iniciativa da revitalização do centro e centro expandido do Recife, seja realizado com apoio e paciência da população para que as obras sejam concluídas e suas intervenções sejam liberadas, devolvendo assim o “Nosso Centro” a todos nós.


...So burn your poison on the comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário