sexta-feira, 22 de abril de 2011

Um Parabéns à Nossa Capital: Brasília 51 Anos

Venturis ventis
"Aos ventos que hão de vir"


De uma ideia lunática à uma das mais belas cidades já imaginadas na face da terra, assim é Brasília fundada em 21 de abril de 1960, Encomendada por Juscelino Kubitschek, O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto dolago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
A cidade de Brasília foi fundada no mesmo dia e mês em que se lembra a execução de Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, e a fundação de Roma.


Área: 5 801,937 km²
IDH: 0,844 Elevado
População: 2.562,963 Hab. IBGE/2010





Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Recebe um milhão de visitantes por ano e entre suas atrações mais visitadas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Santuário Dom Bosco e o Museu Vivo da Memória Candanga. Outra bela obra arquitetônica é a recém-construída ponte Juscelino Kubitschek, premiada internacionalmente, pela beleza de sua arquitetura, já no seu ano de inauguração.

Essa cidade dispensa apresentações gostaria de homenageá-la hoje com esse post dedicada a ela e aos seus 51 anos de fundação! Parabéns Brasília, somos todos um pouco filho seu!


Fotos: Construção da Grande Cidade

Detalhe interessante, o cuidado, forca e a delicadeza da estrutura das cúpulas.


















Fotos: A nossa Brasília, a nossa Capital!



Palácio do Planalto

O mastro da bandeira do Brasil, suportando a maior bandeira hasteada permanente do mundo




Catedral

Ponte JK


Palácio do Itamaraty

Estádio Nacional de Brasília, possível palco de abertura da copa do mundo de 2014.

Os Candangos, operários da construção desse nosso patrimônio

O Criador, o gênio: JK


Parabéns Brasília!

2 comentários:

  1. Morei 3 anos nesta capital maravilhosa não tenho de que reclamar ó terra abençoada

    ResponderExcluir
  2. eu tbm morei por 5 anos e digo ah como eu amo essa terra chamada brasília !!!

    ResponderExcluir