terça-feira, 3 de maio de 2011

XV CinePE - 3º Dia: Programação muito especial em um dia bastante agradável do festival

Com um público bastante reduzido devido às chuvas que vem atingindo a capital Pernambucana nos últimos dias, o 3º dia do festival continuou com seu entusiasmo.
O Dia começa um pouco corrido devido ao atraso provocado pelas chuvas, e assim logo iniciam a programação:

Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Digitais:

   "A Casa da Vó Neyde"Direção: Caio Cavechini, Documentário de São Paulo, impactou o publico com sua história real e comovente, que fez todos refletirem por alguns instantes sobre como a vida pode ser frágil mesmo nos ambientes familiares mais sólidos. Quando um dos filhos da Vó Neyde se envolve com o crack, levando sua família aos poucos ao distanciamento, e assim a vó neyde teve de aprender a ver sua casa vazia já que sempre foi ponto de encontro de toda a familia, agora é apenas lugar de tristes lembranças. Muito bem recebido pelo público, esse curta emocionante e muito bem editado abriu o 3º dia de maneira belíssima.
   "As Aventuras de Paulo Bruscky"Direção: Gabriel Mascaro, Documentário Pernambucano, muito bem idealizado e produzido, vencendo preconceitos em relação ao trabalho digital desempenhado no preparo do curta engraçado, triste, alegre, louco o registro de Paulo Bruscky no Second Life, foi mesmo uma das surpresas da noite!


Mostra Competitiva de Longas-Metragens:


   "“Casa 9"Direção: Luiz Carlos Lacerda, o que mais chamou a atenção do publico nesse curta Carioca, foi a identidade nele posta que facilmente foi reconhecido por todos, quando trouxe à tona a ideia de produção reprimida pela ditadura militar, logo todos se depararam com a história da casa 9, casa de Jards Macalé, que além de livre para produção, abrigava também seus frequentadores artistas que chamavam a atenção da vila e dos moradores da localidade, Nelson Pereira dos Santos; Lenine, Sônia Braga, Clarice Lispector; Torquato Neto; Wally Salomão; Gal Costa; Gilberto Gil e Garrincha eram alguns de seus frequentadores.


O Ator Chico Diaz foi o grande homenageado da noite.




Logo após começaram as homenagens:


Homenagem Institucional: Revista do Cinema Brasileiro, pelos 15 anos de programas de TV
Homenagem Cinematográfica: Zelito Viana, pelos 45 anos de produção e direção
Homenagem Artística: Chico Diaz, pela sua densa filmografia e pela dupla premiação como ator no Cine PE 


Emocionado o ator Chico Diaz recebe o Prêmio e agradece a platéia que o aplaudia exaltadamente, logo em seguida ele segue em direção as cadeiras onde estava sentando (ao meu lado) com Silvia Buarque, nos cumprimenta e segue com sua esposa para o saguão do Centro de Convenções.


Mostra Competitiva de Curtas-Metragens 35 MM:


   "Fábula das Três Avós"Direção: Daniel Turini, Esse Curta Paulista, foi sem dúvida alguma um dos mais bem aplaudidos do festival, seja por sua beleza, seus cenários, sua interpretação, fotografia ou figurino, esse curta mostrou que veio para ser premiado, pois foi muito bem calculado em sua produção, um dos meus favoritos sem dúvida! O enredo dessa história é contada de uma maneira peculiar, pois já começa com a cena em que Natália, fica orfã e esta velando sozinha o corpo da sua mãe, logo, ela é conduzida por um sujeito esquisito para conhecer suas três avós e assim escolher com qual delas ela deve ficar, sendo que ela deve ficar com a que ela realmente goste, o fato é que suas avós não são muito normais, e isso a leva a sentir saudades de sua mãe, que sua ultima avó logo resolve contando uma fábula interessante e educativa sobre atingir seus objetivos.


Mostra Especial Fora de Competição / Longa-Metragem Digital?


   "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido"Direção: Zelito Viana, Longa Carioca, O Melhor Longa-Metragem até o momento, pena que não está concorrendo com os demais. A vida desse homem fascinante que foi Augusto Boal e seus projetos teatrais que rodam o mundo, virou tema do longa que fez valer a pena todo esforço necessário para se rodar um filme. Saber mais e aprofundadamente sobre o teatro do Oprimido foi um privilegio que levarei comigo para o resto da vida, muito emocionante, educativo e divertido. O Longa tratou do seu enredo sem fugir do contexto permitindo assim, uma fixação de olhares para a grande tela, e o entusiasmo de todos era percebido, em seguida, o longa foi aclamado pelo público presente.




Esse foi o meu resumo sobre o 3º dia do XV CinePE, continuarei com a cobertura nos demais dias do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário