segunda-feira, 2 de maio de 2011

XV CinePE - 2º Dia: Dando continuidade ao evento a noite segue com programação variada

Bom... Dando continuidade as postagens dedicada à cobertura pessoal do CinePE 2011, começo falando do público, que aparentemente não marcou tanta presença como ontem, o primeiro dia do festival, que obteve o maior público da história do evento. hoje cheguei bem mais cedo que ontem, às 17:50, e não havia fila, os portões demoraram para serem abertos e só assim foi liberada a entrada para a pequena fila (comparada ao 1º dia) que se formava.

Antônio Pitanga entrega troféu Calunga à filha - Foto: Andréa Almeida


Durante a abertura, Graça Araújo inicia as apresentações das equipes dos Curta-Metragens que seriam exibidos e pede a plateia para que permaneçam no teatro e prestigiem a homenagem da noite dirigida à, Camila Pitanga, que aconteceria antes do intervalo.

Mostra Competitiva de Curta-Metragens Digitais e 35 MM do 2º dia contou com os filmes:

   "Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo"Direção: Rodrigo John, Animação Representante do Rio Grande do Sul, esse curta deixou o público perturbado com cenas que não se encaixavam no dia a dia da maioria, onde um cão protagonista da cena, perde sua Cadela, e passa a viver uma "vida de cão", com cenas fortes e anacrônicas, o público precisou fazer algum esforço a mais para entender aonde o diretor queria chegar, talvez numa relação entre a falta de sentimentalismo das pessoas com a falta de convivência social sofrida pelo cão. Não sou crítico de cinema, mas também não sou hipócrita ao ponto de dizer que entendi por completo o curta, porém está valendo, já que foi selecionado para a mostra de curtas digitais, boa montagem de cenas e cenários.
   "Tempo de Criança"Direção: Wagner Novais, Curta Carioca que mostrou a rotina de uma criança que precisa ser mulher a cada vez que a mãe sai de casa e a deixa no comando de casa. Não entusiasmou a mim a ao público, mas é uma nova tendência de filmagens de Curta-Metragens no Brasil, onde roteiros são criados a partir de fragmentos de histórias reais que ficam pela metade ao fim da história.
   "Braxília"Direção: Danyella Proença, Da própria Brasília, o curta traz a história de vida do poeta, Nicolas Behr, que através de sua visão de mundo, diz não viver sem a paixão que criou em cima da cidade Brasília, e que por um erro gráfico do passado, até hoje procura sua Braxília dentro de Brasília.
   "Cachoeira"Direção: Sérgio José Andrade, Curta Amazonense,primeiramente elogiando a excelente fotografia do curta, fora isso não sei bem o que falar! Sério não estou perseguindo os curtas que foram apresentados no 2º dia, mas muitos não se comparam com os do 1º, claro, preferência pessoal, mas eu acho que os curtas como esse "cachoeira" não falaram muita coisa referente ao seu roteiro, gostaria de conversar com os diretores e poder saber realmente qual a mensagem que foi passada ou que pretendia ser passada, resumindo, curta inspirado em fatos reais que conta a história de um grupo de jovens indígenas do alto Rio Negro, no Amazonas, participa de rituais em que misturam bebidas e fazem um pacto mortal e místico, onde vários integrantes morrem ao ingerirem uma bebida misteriosa.
   "Café Aurora"Direção: Pablo Polo, Mostra Pernambuco, Finalmente um curta que chamou atenção pela sua simplicidade e bom roteiro, que encantou o publico pela sua linguagem através de imagens e movimentos, não apenas auditiva já que não há dialogo falado no curta, que apesar de belo enredo, conta com excelente escolhas de quadros e esquemas de luz. Difícil contar a história de um deficiente auditivo e de uma deficiente visual em um romance simples e sem estereótipos, usando os seus sentidos, ou a falta dele como ponto de ligação entre eles.


Logo após a mostra competitiva de curtas, veio a grande homenagem à Camila Pitanga:

Antes que houvesse o intervalo 
Graça Araújo chamou ao palco a homenageada da noite, Camila Pitanga. "Gostaríamos que o público não deixasse a sala agora, pois o momento é muito especial e nós não queremos perder nenhum de vocês", disse Graça. A Atriz se posiciona no centro do palco e arranca alguns sorrisos de platéia perguntando como se fazer, pois nunca foi antes homenageada e como deveria prosseguir, "e então? Aí eu subo, fico aqui mesmo, e falo de todas as minhas emoções?", disse Camila.Graça Araújo convida ao palco o pai da atriz para entregar-lhe o premio Calunga, tornando assim a premiação mais emocionante ainda, com o encontro do pai e filha no palco, Camila se emocionou enquanto seu pai falou sobre a forte personalidade da filha, demonstrando e exaltando o orgulho que tem da carreira que ela conseguiu construir "com seus próprios pés". Em alguns momentos o pai soltava umas frases fofas, como "poxa filha, como você cresceu, se eu fosse querer ser outra pessoa, seria a Camila Pitanga". Em seguida saiu, novamente, sob aplausos contínuos do público presente, que fez questão de ficar de pé.


Mostra Competitiva de Longas-Metragens:


   "Família Vende Tudo"Direção: Allain Fresnot, Brasil. Primeiro longa exibido no festival, abrindo então a mostra competitiva de Longas-Metragens.Uma família com dificuldades financeiras tem uma brilhante idéia: fazer a filha Lindinha (Marissol Ribeiro) engravidar do famoso cantor Ivan Cláudio (Caco Ciocler) para herdar uma bolada e tirar todos do sufoco. Eles planejam certinho o dia em que a garota deve sair com o astro e passam acompanhar sua agenda de shows. Eles só não contavam com um detalhe: a ciumenta Jennifer (Luana Piovani), mulher de Ivan, que não vai deixar esta história barata. Comédia interessante e super bem aceita no festival, quando a família se vê em meio a dividas e problemas eles pesquisam diversos casos de "golpes da barriga" inspirando-se assim em conquistar dinheiro e fama através de um filho com o cantor que é mulherengo e não está muito preocupado para sua vida em família, enquanto sua mulher e seus dois filhos gemêos, correm atrás dele para reverter essa história e expor na mídia a verdadeira face do cantor, virando assim o tabuleiro, pondo-o na sarjeta e ela no Showbizz.


Assim encerro mais uma postagem sobre o CinePE 2011, amanhã volto com mais uma matéria sobre o Evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário