terça-feira, 5 de julho de 2011

Fique por Dentro: Novo Acordo Ortográfico [1]

De uns tempos pra cá sempre sou questionado por amigos e familiares sobre questões da nova reforma da língua portuguesa e então venho me perguntando constantemente sobre essa nova reforma ortográfica e sobre suas aplicabilidades, pensando nisso comecei a ler o livro O Que Muda com o novo Acordo Ortográfico de Evanildo Bechara, desde então percebi que pouco se sabe sobre essa tal reforma e decidi dividi-la um pouco com vocês. A Nova Reforma da Língua Portuguesa, começou a ser aplicada em 2009, acordo ortográfico esse que teve seu início lá atrás em 1990, os países membros da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) elaboraram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que foi sancionando pelo Presidente Lula e entrou em vigor em 2009, Temos até 2012 para nos adaptar.
Capa do Livro de Evanildo Bechara,  O Que Muda com o novo Acordo Ortográfico
A Grande questão é... Você está por dentro do Novo Acordo Ortográfico?? Se não estiver e estiver interessado em ficar, pois bem, esta é a hora!!! Como estamos no meio de 2011 e faltando tão pouco tempo para 2012, e percebendo que pouco foi feito para o governo propagar o acordo como deveria pelo território brasileiro, tomei a liberdade de começar hoje uma série de postagens tiradas de lições desse livro tão fantástico e esclarecedor que é o O Que Muda com o novo Acordo Ortográfico visando tirar algumas dúvidas dos leitores e os convidando para ler o livro e outros referentes a língua portuguesa que assim como as demais e ao contrário do que muitos pensam, não é algo obsoleto e parado, é algo mutável! Vivo! intenso! e acima de tudo, pura cultura de seu povo, podendo assim tornar-se sua maior herança! encerrando o discurso, começo agora a 1ª parte das postagens com trechos tirados do livro O Que Muda com o novo Acordo Ortográfico.


Começando com um dos temas mais polêmicos dessa nova reforma, O Trema.

Trema

O QUE MUDA: O TREMA NÃO SERÁ MAIS USADO em palavras portuguesas ou aportuguesadas, como:

aguentar, anguiforme, arguir, bilíngue, lingueta, linguista, linguístico, cinquenta, equestre, frequentar, tranquilo, ubiquidade.

OBS.:  O TREMA SERÁ MANTIDO em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros: Hübneriano, de Hübner, mülleriano, de Müller, etc.


SAIBA MAIS: O TREMA PODERÁ SER USADO para indicar quando for necessário, a pronúncia do u em vocabulários ortográficos e dicionários: lingueta (gü), líquido (qü ou qu), linguiça (gü), equidistante (qü ou qu).


NÃO CONFUNDIR: COM O FIM DO TREMA EM PALAVRAS PORTUGUESAS OU APORTUGUESADAS, NÃO HAVERÁ MODIFICAÇÃO NA PRONÚNCIA DESSAS PALAVRAS. O TREMA NÃO SERÁ MAIS USADO, MAS AS PALAVRAS QUE O POSSUÍAM CONTINUARÃO A SER PRONUNCIADAS COMO ANTES.


Compre o Livro:
"
O Que Muda com o novo Acordo Ortográfico" de Evanildo Bechara
Editora Nova Fronteira



Siga o Poison Express no Twitter: @PoisonExpress
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário