quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Confira como Será esse Evento Gigantesco

Logo do Evento.
Os Jogos Pan-Americanos de 2011, oficialmente denominados XVI Jogos Pan-Americanos, serão um evento multiesportivo realizado em Guadalajara, no México, entre os dias 14 e 30 de outubro. Apesar dos Jogos serem sediados em Guadalajara, alguns eventos serão realizados em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa. Guadalajara foi escolhida para sediar o evento por unanimidade numa eleição realizada em 2006, quando era a única cidade candidata na disputa. Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), o governador de Jalisco, Emilio González Márquez, e o então prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah, receberam a bandeira pan-americana durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Estrutura:

A maioria dos locais construídos para os Jogos são modestos e possuem assentos temporários; a intenção é que eles sejam utilizados no futuro como locais de treinamento para atletas de elite ou como locais de ensino para a comunidade. O centro aquático terá 4 000 assentos e possui duas piscinas olímpicas e outra para saltos ornamentais. O centro de atletismo terá 15 000 assentos durante os Jogos e depois voltará a ser uma arena de 5 000 lugares.

Estádio Jalisco.
Os Jogos de 2011 serão realizados em todo o estado de Jalisco, em locais tão distantes quanto Puerto Vallarta, cidade a cerca de 200 quilômetros de Guadalajara, que irá sediar as competições de vela, maratona aquática, triatlo e voleibol de praia. Outras cidades que irão co-sediar o evento são Tapalpa (mountain bike), Ciudad Guzmán (remo e canoagem) e Lagos de Moreno (beisebol).
As cerimônias de abertura e de encerramento serão realizadas no Estádio Omnilife, de 49 500 assentos, que foi construído em 2010 para o Club Deportivo Guadalajara. A maioria dos outros locais que sediarão os Jogos tiveram que ser construídos ou ampliados temporariamente. Entre os locais já existentes em Guadalajara estão o Fórum de Halterofilismo e o Domo do CODE. No total, cerca de 35 centros desportivos serão utilizados nos Jogos; a maioria deles foi construída especificamente para o evento.

Estádio Omnilife.
Dez novos complexos foram planejados, incluindo uma arena de voleibol, um velódromo coberto, um campo de tiro e uma arena de basquetebol. O ginásio de ginástica, que custou US$ 5,5 milhões, foi inaugurado em março de 2008. Originalmente, o Estádio Jalisco, com capacidade para 56 713 espectadores, seria o local das cerimônias de abertura e encerramento, mas o comitê organizador decidiu transferi-las para o mais novo e mais tecnologicamente avançado Estádio Omnilife.  Ao transferir as cerimônias para o Omnilife, os organizadores também deixaram de lado a oportunidade de realizar um desfile pelas ruas de Guadalajara e de usar projetores e fogos de artifício



Mascotes:


Os mascotes para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2011 são Huichi (um cervo), Gavo (um agave) e Leo (um leão). O Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG) revelou os mascotes no anfiteatro da Plaza Andares, em Guadalajara no dia 28 de novembro de 2009, sendo que os nomes deles foram revelados em 10 de fevereiro de 2010. Os criadores dos mascotes receberam US$ 2.584 cada. José Luis Andrade criou o leão, Ángel Barba Barrera criou o cervo e Fernando Sánchez criou o agave.
Os mascotes representam o estado de Jalisco e a cidade de Guadalajara:

Gavo — O agave azul, representa a produção de tequila no estado de Jalisco.

Huichi — O cervo lilás, representa o sul de Jalisco e faz alusão aos Huichóis e à feminilidade.

Leo — O leão amarelo, representa a força do povo de Guadalajara e faz alusão ao brasão da cidade.



Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos irá ocorrer no dia 14 de outubro de 2011, a partir das 18:00 horas CST (00:30 UTC, 15 de outubro) no Estádio Omnilife em Guadalajara. A cerimônia de abertura será produzida pela Five Currents, cujo trabalho inclui, entre outros, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.
Estádio Omnilife durante inauguração.

Países participantes
Todos os 41 membros da ODEPA irão participar. O Comitê Olímpico das Antilhas Neerlandesas, que planeja continuar funcionando mesmo após a dissolução das Antilhas Neerlandesas, teve sua filiação ao COI retirada durante uma sessão do comitê executivo da entidade em junho de 2011. No entanto, o território irá competir nos Jogos Pan-Americanos de 2011.



Países participantes e número de atletas:

 Antígua e Barbuda (8)
 Antilhas Holandesas (7)
 Argentina (381)
 Aruba (15)
 Bahamas (23)
 Barbados (41)
 Belize (11)
 Bermudas (14)
 Bolívia (20)
 Brasil (519)
 Canadá (493)
 Chile (308)
 Colômbia (213)
 Costa Rica (82)
 Cuba (442)
 Dominica (4)
 El Salvador (59)
 Equador (161)
 Estados Unidos (627)
 Granada (6)
 Guatemala (139)
 Guiana (19)
 Haiti (4)
 Honduras (24)
 Ilhas Cayman (12)
 Ilhas Virgens Americanas (16)
 Ilhas Virgens Britânicas (1)
 Jamaica (24)
 México (país-sede) (646)
 Nicarágua (31)
 Panamá (49)
 Paraguai (31)
 Peru (139)
 Porto Rico (226)
 República Dominicana (200)
 Santa Lúcia (7)
 São Cristóvão e Nevis (6)
 São Vicente e Granadinas (5)
 Suriname (7)
 Trinidad e Tobago (70)
 Uruguai (90)
 Venezuela (387)
Logo do Evento Parapan-Americano.

Transmição: 

As imagens do evento serão geridas pela International Sports Broadcasting (ISB). No Brasil, a Rede Record adquiriu os direitos de transmissão dos Jogos. O canal negociou com o portal Terra Networks a venda dos direitos para a internet, mas nenhum canal de TV por assinatura acertou a compra, ainda que Globosat, ESPN e Bandsports tenham tentado um acerto. A Sky México adquiriu os direitos de transmissão do evento para o México, a América Central e a República Dominicana. A operadora irá transmitir 700 horas do evento sem custos adicionais para seus assinantes.

Os Jogos serão transmitidos para o resto do continente americano através das seguintes emissoras:

Argentina:  TyC Sports
Brasil:  Rede Record
Canadá:  CBC
Chile:  TVN e Canal 13
Colômbia:  Caracol TV e RCN
México:  TVC Deportes, TV Azteca, Sky México e Televisa
Estados Unidos:  ESPN Deportes (em espanhol)


Siga o Poison Express no Twitter: @PoisonExpress
Curta a nossa página oficial no Facebook: PoisonExpress no Facebook

Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Um comentário: