quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aos 104 Anos de Idade, Morre Oscar Niemeyer, o Gênio da Arquitetura Moderna

Nascido no Rio de Janeiro em 15 de Dezembro de 1907, faleceu ontem, dia 5, com 104 anos de idade o grande arquiteto brasileiro conhecido internacionalmente por suas grandes obras, Oscar Niemeyer foi e sempre será um dos maiores brasileiros de todos os tmepos, provando para o mundo inteiro que as coisas mais simples da vida podem ser tão belas quanto as sofisticadas, em seus projetos cheios de curvas inspirados na beleza do corpo feminino, Niemeyer pôs seu nome no hall mundial da arquitetura, sendo considerado em todo canto como o patriarca da arquitetura moderna.
O Blog Inicia um pequeno Review da história desse grande artista:

O Icone da Arquitetura Brasileira, Oscar Niemeyer.

Pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, a nova capital federal do Brasil projetado em parceria com o urbanista e amigo pessoal Lúcio Costa, encomendado pelo presidente da época, Juscelino Kubitschek.

Em 1939, Niemeyer viaja com Lúcio Costa para projetar o Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque de 1939-40. Associam-se ao escritório de Paul Lester Wiener, responsável pelo detalhamento dos interiores e stands de exposição. Em uma época em que a Europa e os Estados Unidos estavam concentrando suas potências industriais na Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava investindo em arquitetura, o que lhe colocou na vanguarda da Arquitetura Modernista internacional, onde ainda permaneceu por várias décadas, graças em boa parte ao talento de Oscar Niemeyer.
Pavilhão Brasileiro em New York.

Em 1940, Niemeyer conheceu Juscelino Kubitschek, na ocasião prefeito de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que tinha interesse em desenvolver uma área ao norte da cidade, chamada Pampulha. Encomendou a Niemeyer um conjunto de edificações que seriam conhecidas como Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Igreja da Pampulha.
Em 1947 Niemeyer é indicado para fazer parte da equipe de arquitetos mundiais que viria a desenvolver a Sede das Nações Unidas. Niemeyer viaja aos Estados Unidos para integrar a equipe e apresenta o projeto que seria escolhido, elaborado em conjunto com Le Corbusier.


Edifício Sede da Onu
Niemeyer projeta em 1951 o Edifício Copan, implantado no velho Centro de São Paulo. Seu desenho sinuoso e o caráter moderno o tornariam um dos símbolos da cidade de São Paulo. O Copan é a maior estrutura de concreto armado do Brasil.
Simbolo da representação de Oscar, Edifício Copan em São Paulo.
 Brasília foi um grande desafio; a cidade foi construída na velocidade de um mandato, e Niemeyer teve de planejar uma série de edifícios em poucos meses para configurá-la. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente (Palácio da Alvorada), o Edifício do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo (Palácio do Planalto) além de prédios residenciais e comerciais.
Palácio da Alvorada, Brasília.
A construção de Brasília foi controversa; os preceitos do urbanismo modernista já sofriam críticas antes mesmo do início de sua construção, devido a sua escala monumental e à prioridade dada ao automóvel. Brasília cresceu de forma não prevista e cidades-satélite surgiram para acomodar a crescente população. Atualmente, apenas uma pequena parcela dos habitantes do Distrito Federal habita na área prevista pelo plano piloto de Lúcio Costa.

Para ver um pouco mais sobre Brasília veja nossa postagem sobre os 51 Anos da Capital

Em 1991, aos 84 anos, projetou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, MAC em um terreno que o próprio escolheu quando andava de carro por Niterói. Considerado uma de suas grandes obras, o projeto do MAC integra a arquitetura com o panorama da Baía de Guanabara, a praia de Icaraí e o relevo do Rio de Janeiro.

MAC ao lado da Baía de Guanabara.
Projetado por Niemeyer,o Parque Dona Lindu, à beira-mar da praia de Boa Viagem em Recife, inclui ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Conta também com teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica.


Uma das últimas obras de Oscar, Parque Dona Lindu, Recife


O Blog lamenta essa perda que não só o Brasil sente mas também o mundo todo e se despede de Oscar com essa homenagem.


Siga o Poison Express no Twitter: @PoisonExpress
Curta a nossa página oficial no Facebook: PoisonExpress no Facebook

Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário