quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse Lunar Total mais longo observado no Brasil em 10 anos

O eclipse total da Lua mais longo dos últimos dez anos ocorreu no dia 15 de Junho de 2011 No Brasil, ele começou a ser observado a partir das 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. A duração do fenômeno nos céus brasileiros aconteceu por cerca de uma hora e quarenta minutos. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47min.


Sequência de imagens da lua durante o Eclipse Lunar.
Diferente do Eclipse solar, a Lua não é eclipsada (ou seja, nenhum objeto entra na sua frente, simplesmente a Lua adentra ao cone de sombra formado no lado oposto ao que o Sol ilumina a Terra.
A Lua fica Avermelhada, alaranjada, cor de ferrugem, bem diferente do normal, pois quando a Luz do Sol atravessa atmosfera terrestre a cor vermelha do espectro é refratada em direção ao cone, dando essas cores à Lua que está atravessando a sombra.



Lua Cheia durante Eclipse
A lua cheia normalmente fica avermelhada em um eclipse, por causa da luz solar refratada pela Terra. Um eclipse total ocorre quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar.  Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.


Consequências do vulcão Puyehue: 


Vulcão Puyehue em erupção.
De acordo com cientistas, o eclipse visto na Austrália e algumas regiões do Brasil teve componentes especiais. As cinzas do vulcão chileno Puyehue (que entrou em erupção desde o dia 4 de Junho) que estão na atmosfera podem acrescentar ao espetáculo tonalidades de vermelho sangue. Isto porque a intensidade das cores depende da quantidade de cinzas e poeira na atmosfera. 


Vulcão Puyehue em erupção durante o eclipse lunar.
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário