quinta-feira, 28 de julho de 2011

35 Anos de uma das mais belas obras religiosas do Brasil: A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, fica localizada no coração financeiro da cidade do Rio de Janeiro, faz parte do roteiro cultural.


O projeto da  é de autoria do arquiteto modernista Edgar Oliveira da Fonseca, com coordenação de Monsenhor Ivo Antônio Calliari., cujo projeto em forma de cone (pirâmide), tem 106 metros de diâmetro na base e 96 metros de altura. Sua porta principal é decorada com 48 baixo-relevos de bronze, com o tema da Fé.
Inaugurada em 1976, Com capacidade para abrigar 20 mil fiéis, A parte interna conta com vitrais de 60 metros de altura rasgados nas paredes até à cúpula, proporcionando à igreja uma belíssima iluminação natural.

No dia 20 de janeiro de 1964, foi feito o lançamento da pedra fundamental do novo edifício da Catedral de São Sebastião, em terreno doado pela prefeitura, na avenida Chile, o Projeto não havia sido aprovado ainda.
Em dezembro de 1964, o Governo do Estado da Guanabara aprova o projeto de construção da Catedral de São Sebastião na esplanada de Santo Antônio e mais tarde o projeto foi modificado, por exigência do próprio Governo.

A foto abaixo é de um acervo particular, no dia do lançamento da pedra.
Lançamento da pedra fundamental.
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro ganhou nova iluminação multicolorida após um rápido restauro em sua estrutura, Sistema com 91 projetores de LED tem possibilidade de 2 mil cores diferentes. A Iluminação foi inaugurada em Outubro de 2010.

No subsolo há o Museu de Arte Sacra, com destaque para a fonte usada para batizar os príncipes da Familia Real, a estátua de N.S. do Rosário, o trono de D.Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII celebrando sua assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil.
Além de sua estrutura imponente e sua importância seja religiosa, cultural, ou arquitetônica, essa obra contempla a Cidade Maravilhosa e convida à todos que visitam a cidade para conhece-la, e assim o Blog PoisonExpress encerra essa lembrança a esse monumento imponente da arquitetura moderna no Brasil.


Siga o Poison Express no Twitter: @PoisonExpress
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário