quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estrutura das Cidades-Sede para a Copa do Mundo de 2014 [7]: Arena Fonte Nova - Salvador-BA

Salvador

Fundação: 29 de Março de 1549
Área: 706, 799 Km²
População: 2.676, 606

Arena Fonte Nova (construída no lugar do Estádio Octávio Mangabeira)
Capacidade: 50.000

Para construção da nova arena, a antiga estrutura foi implodida em 29 de agosto de2010 para dar lugar à Arena Fonte Nova, que, entre os projetos já confirmados, será a sede baiana para Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014.
Quando ficar pronta, a arena terá a capacidade para 50 mil pessoas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó, e cerca de duas mil vagas de estacionamento. Sua estrutura abrigará também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários, museu, lojas e um centro de negócios que funcionará independentemente dos jogos. Além de partidas de futebol, a Arena Fonte Nova permitirá a realização de outros eventos como shows musicais de artistas de renome nacional e internacional, congressos e encontros de negócios. Sua estrutura verticalizada, com três aneis de arquibancada, colocará o público mais próximo do espetáculo promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica.

A Arena Fonte Nova está sendo construída pela Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), concessionária formada pelas empresas OAS e Odebrecht, que cuidará da administração, operação e manutenção da nova arena pelos próximos 35 anos, conforme contrato de Parceria Público Privada (PPP) celebrado entre a concessionária e o Governo do Estado da Bahia. Ao longo desse período, a FNP vai viabilizar a organização, produção e execução de eventos dos mais variados tipos e tamanhos, tornando a Arena Fonte Nova um projeto rentável e que promova o desenvolvimento sustentável da região. 

A demolição total da antiga praça esportiva aconteceu em 29 de agosto de 2010 e foi seguido da etapa de reciclagem dos materiais de demolição, concluída em meados de novembro do mesmo ano, que gerou 77,5 mil toneladas de material, que foi 100% reutilizado. 90% do concreto britado do antigo estádio está sendo reaproveitado na própria arena e o restante em obras públicas de Salvador e Região Metropolitana.





O projeto arquitetônico, que preserva o formato de ferradura com abertura para o Dique do Tororó, representa não apenas uma reverência ao projeto original, de Diógenes Rebouças, como também dará maior funcionalidade à arena, possibilitando montagem e desmontagem de palcos para os mais variados espetáculos.



Postagem Continua na Parte 2: Continuação


Siga o Poison Express no Twitter: @PoisonExpress
Para maiores contatos E-Mail: blogrefugiovirtual@hotmail.com
...So Burn Your Poison on the Comments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário